A importância do projeto de arquitetura
- Projefatto Projetos
- 20 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Fazer obra e reforma sem projeto, por que não?

Essa, infelizmente, é a frase que ouvimos muitas vezes por aí. Além de "não precisa de projeto, o pedreiro vai fazendo e vamos resolvendo na hora". Contudo, é preciso entender que assim como um exame de sangue é a antecipação de definições médicas e tratamentos, o projeto é a prevenção da obra ou reforma. É certo que imprevistos podem acontecer, e que não é possível prevê-los todos de ante-mão, porém o projeto é capaz de prevenir erros e reduzir gastos.
O projeto, não é simplesmente um desenho que sai da cabeça de um arquiteto, é na verdade um trabalho complexo que parte de ideias, estudos e conhecimentos de como um espaço ou uma casa será melhor aproveitada. Através dele é possível calcular os custos e "testar" vários tipos de paginação de piso, por exemplo. Por meio de programas de modelagem em 3D é possível enxergar previamente, o ambiente finalizado, e assim, antes de iniciar as alterações reais, fazer modificações de projeto, experimentando cores, texturas, materiais, objetos de decoração entre outros. Através de um projeto bem definido, é possível ter uma obra mais produtiva, organizada e tranquila, graças as definições antes do início.
Um projeto possibilita melhor aproveitamento dos espaços, evitando obstruções de passagem de pessoas e objetos, além de ser possível determinar a quantidade de materiais necessários, reduzindo custos, menores desperdícios e maior aproveitamento do tempo, que tem sido tão escasso ultimamente, não é mesmo?
Estima-se que o valor de um projeto arquitetônico custa em média 5% do valor de uma obra, e os gastos gerados por falta de projeto são bem maiores que 5%.
Assim, com o projeto podemos evitar:
Espaços mal aproveitados;
Gastos com material desnecessário;
Cronograma de obra errado;
Duração de obra além do necessário;
Erros de execução;
Desperdício de materiais;
Descontrole de gastos com serviços não previstos;
Além de tudo isso, é no projeto que o arquiteto irá colocar em prática estudos de iluminação, ventilação e acústica, que são fundamentais para garantir o conforto de um ambiente. Por isso, um projeto arquitetônico é muito mais do que uma mera distribuição de móveis e escolhas de cores, mas sim um conjunto de soluções não somente estéticas, mas também funcionais e conceituais.
Não hesite em contatar um profissional para te auxiliar! Conte com a PROJEFATTO para te ajudar nessa empreitada!
Até a próxima!





Concordo e parabenizo a iniciativa da projefatto